Horas Planetárias – o que são? Para que servem? Como usar?

As horas planetárias ou horário planetário na introdução à chave de Salomão

A Chave de Salomão é um dos muitos textos mágicos clássicos, medievais e renascentistas, conhecidos como grimórios, reivindicando a autoria do rei Salomão, renomado por sua sabedoria e poderes espirituais. O texto neste artigo vem de S. Liddell MacGregor Mathers ‘A Chave de Salomão, o Rei.

Publicado pela primeira vez em 1888, os manuscritos usados ​​por Mathers parecem datar do século XVI. Para mais informações sobre a chave de Salomão e o ciclo salomônico de grimórios mágicos, ver Elizabeth Butler, Ritual Magic [1949] (Penn State Press, 1998), pp. 47-99.

 

Segue, abaixo, a tradução/transcrição do texto supracitado referente ao capítulo das Horas Planetárias.

LIVRO I CAPÍTULO II – DOS DIAS E HORAS E DAS VIRTUDES DOS PLANETAS

Quando tu queres fazer qualquer experimento ou operação, tu deve primeiro preparar, de antemão, todos os requisitos que encontrarás descritos nos seguintes capítulos: observando os dias, as horas, e os outros efeitos das Constelações que podem ser encontrados neste livro. É, portanto, aconselhável saber que as horas do dia e da noite juntas são vinte e quatro em número, e que cada hora é governada por um dos Sete Planetas em ordem regular, começando no mais alto e descendo para o mais baixo.

A Ordem dos Planetas e as Horas Planetárias

A ordem dos planetas é a seguinte: SHBTHAI, Shabbathai, Saturno; Abaixo de Saturno está TZDQ, Tzedeq, Júpiter; Abaixo de Júpiter está MADIM, Madim, Marte; Abaixo de Marte está SHMSH, Shemesh, o Sol; abaixo do Sol está NVGH, Nogah, Vênus; Abaixo de Vênus é KVKB, Kokav, Mercúrio; abaixo de Mercúrio é LBNH, Levanah, a Lua, que é o mais baixo de todos os planetas. Deve, portanto, ser entendido que os planetas têm seu domínio sobre o dia que se aproxima mais próximo ao nome que é dado e atribuído a eles, ou seja, no sábado [Saturday/Sábado/Samedi], Saturno; Quinta-feira [Thursday/Jueves/Jeudi], Júpiter; Terça-feira [Tuesday/Martes/Mardi], Marte; Domingo [Sunday/Domingo/Dimanche], o Sol; Sexta-feira [Friday/Viernes/Vendredi], Vênus; Quarta-feira [Wednesday/Miercoles/Mercredi], Mercúrio; segunda-feira [Monday/Lunes/Lundi] a Lua.

 

A regra dos planetas sobre cada hora começa a partir do amanhecer, ao nascer do Sol, no dia que leva o nome de tal Planeta, e o Planeta que segue isto em ordem, sucede ao governo na próxima hora. Assim [no sábado] Saturno rege a primeira hora, Júpiter a segunda, Marte a terceira, o Sol a quarta, Vênus a quinta, Mercúrio a sexta, a Lua a sétima e Saturno retorna no domínio sobre a oitava, e os outros, por sua vez, sempre mantêm a mesma ordem relativa. Observe que cada experimento ou operação mágica deve ser realizada sob o Planeta e, geralmente, na hora, que se refere ao mesmo. Por exemplo:

[a seguir, na transcrição, a forma pela qual os prováveis autores compreendiam o uso e finalidades das horas, algo explicado detalhadamente, adaptado para a vida contemporânea e aplicado no curso “Magia Planetária – Kabbalah, Astrologia e Hermetismo”, que é periodicamente oferecido conforme a Agenda de Eventos – clique aqui para saber mais]

Calendário da Magia pelos Dias e Horas Planetárias

Nos Dias e Horas de Saturno tu podes realizar experimentos para invocar as Almas do Hades, mas somente daqueles que morreram uma morte natural. Da mesma forma, nestes dias e horas você pode operar para trazer boa ou má sorte para os edifícios; ter Espíritos familiares atendendo-te no sono; causar bons ou maus sucessos a negócios, posses, bens, sementes, frutos e coisas semelhantes, a fim de adquirir aprendizado; trazer destruição e dar morte, e semear ódio e discórdia.

 

Os dias e as horas de Júpiter são apropriados para obter honras, adquirir riquezas; contrair amizades, preservando a saúde; e chegando a tudo que tu podes desejar.

 

Nos dias e horas de Marte tu podes fazer experiências sobre a guerra; chegar à honra militar; para adquirir coragem; para derrubar inimigos; e além disso causar ruína, matança, crueldade, discórdia; ferir e dar morte.

 

Os Dias e as Horas do Sol são muito bons para aperfeiçoar experimentos relativos a riqueza temporal, esperança, ganho, fortuna, adivinhação, o favor dos príncipes, para dissolver sentimentos hostis e fazer amigos.

 

Os dias e as horas de Vênus são bons para formar amizades; por bondade e amor; para empreendimentos alegres e agradáveis, e para viajar.

 

Os Dias e Horas de Mercúrio são bons para operar em eloquência e inteligência; prontidão nos negócios; ciência e adivinhação; maravilhas; aparições; e respostas sobre o futuro. Tu também podes operar sob este Planeta por furtos; escritos; engano; e mercadoria.

Os dias e as horas da lua são bons para embaixadas; viagens; enviados; mensagens; navegação; reconciliação; amor ; e a aquisição de mercadorias por água. Tu deves tomar pontualmente o cuidado de observar todas as instruções contidas neste capítulo, se desejas ter sucesso, vendo que a verdade da Ciência Mágica depende disso.

 

As Horas de Saturno, de Marte e da Lua são igualmente boas para comunicar e falar com os Espíritos; como os de Mercúrio são para recuperar roubos por meio dos Espíritos.

 

As Horas de Marte servem para convocar Almas do Hades, especialmente dos que foram mortos em batalha.

 

As Horas do Sol, de Júpiter e de Vênus, são adaptadas para preparar quaisquer operações de amor, bondade e invisibilidade, como é mostrado mais adiante, às quais devem ser acrescentadas outras coisas de natureza semelhante, que são contidas em nosso trabalho.

 

As Horas de Saturno e Marte e também os dias em que a Lua está em conjunção com eles, ou quando ela recebe sua oposição ou aspecto quartil, são excelentes para fazer experimentos de ódio, inimizade, disputa e discórdia; e outras operações do mesmo tipo que são dadas mais adiante neste trabalho.

 

As Horas de Mercúrio são boas para realizar experimentos relacionados a jogos, esportes, esportes e afins.

 

As Horas do Sol, de Júpiter e de Vênus, particularmente nos dias que elas governam, são boas para todas as operações extraordinárias, incomuns e desconhecidas.

 

As Horas da Lua são apropriadas para fazer experimentos relativos à recuperação de propriedades roubadas, para obter visões noturnas, para invocar Espíritos durante o sono e para preparar qualquer coisa relacionada à Água.

 

As Horas de Vênus são, além disso, úteis para muitos, venenos, todas as coisas da natureza de Vênus, para preparar pós provocadores de loucura e coisas semelhantes. Mas, a fim de efetivar completamente as operações desta Arte, você deve realizá-las não apenas nas Horas, mas também nos Dias dos Planetas, porque então a experiência sempre terá melhor sucesso, desde que você observe as regras mais tarde, pois se tu omitires uma única condição tu nunca chegarás à realização da Arte.

[obs.: venenos são assuntos relacionados a Marte, pela tradição astrológica, e a Netuno e Plutão, em olhares modernos. Particularmente me parecem esclarecedoras ambas as formas de entender o assunto. É preciso observar alguns outros pormenores e entender que o contexto dos escritos de que tratamos pode estar se referindo a poções de amor, fatores que, então, seriam relacionado à produção de desejo por outrem, assunto de Vênus].

 

Tempo Mágico pela Lua

Para aqueles assuntos então que pertencem à Lua, como a Invocação de Espíritos, as Obras de Necromancia, e a recuperação da propriedade roubada, é necessário que a Lua esteja em um Sinal Terrestre: Taurus, Virgem ou Capricórnio.

 

Por amor, graça e invisibilidade, a Lua deve estar em um Sinal de Fogo: Áries, Leão ou Sagitário.

 

Por ódio, discórdia e destruição, a Lua deveria estar em um Signo de Água: Câncer, Escorpião ou Peixes.

Para experiências de natureza peculiar, que não podem ser classificadas sob uma determinada experiência concreta, a Lua deve estar em um signo aéreo: Gêmeos, Libra ou Aquário.

 

Mas se essas coisas parecem difíceis de realizar, basta apenas observar a Lua após a combustão, ou a conjunção com o Sol, especialmente quando ela abandona os raios e parece visível. Pois então é bom fazer todos os experimentos para a construção e operação de qualquer matéria. É por isso que o tempo da Nova até a Lua Cheia é adequado para realizar qualquer um dos experimentos dos quais falamos acima.

 

Mas em sua fase minguante ou diminuição [do brilho], é bom para Guerra, Perturbação e Discórdia. Da mesma forma, o período em que ela é quase privada de luz é apropriada para experimentos de invisibilidade e de morte. Mas observe de modo inviolável que você não começa nada enquanto a Lua está em conjunção com o Sol, vendo que isso é extremamente infeliz, e que então você será capaz de efetuar nada; mas a Lua, abandonando seus raios e aumentando em Luz, tu podes realizar tudo o que desejas, observando no entanto as direções neste Capítulo.

 

Tempo para Invocação

Além disso, se você deseja conversar com os Espíritos, deve ser especialmente no dia de Mercúrio e em sua hora, e deixar a Lua estar em um Signo Aéreo, assim como o Sol. Retire-se então para um lugar secreto, onde ninguém poderá vê-lo ou impedi-lo, antes da conclusão do experimento, se desejaria trabalhar de dia ou de noite.

 

Mas se desejas trabalhar de noite, aperfeiçoe teu trabalho na noite seguinte; se de dia, vendo que o dia começa com o nascer do Sol (perfeito teu trabalho) no dia seguinte. Mas a Hora do origem [início, princípio] é a Hora do Mercúrio. Em verdade, já que nenhum experimento para conversar com Espíritos pode ser feito sem um Círculo sendo preparado, seja qual for a experiência que você deseja empreender para conversar com os Espíritos, aí você deve aprender a construir um certo Círculo particular; isso sendo feito cercar esse círculo com um círculo de arte para melhor cautela e eficácia.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s