Qual o Signo que Combina com o Meu?

O signo “X” combina com o signo “Y”?

Cada indivíduo possui um mapa astrológico com muitos fatores a correlacionar. Quando tentamos fazer indicações sabendo apenas qual é o signo de uma pessoa e o de outra (neste caso, apenas os signos solares delas) não é possível dar pareceres adequados sobre compatibilidade. Para tanto, requer-se um estudo chamado Sinastria, que consiste na comparação ou síntese de ambos os mapas, relacionando os diversos fatores de um com o outro. Para realizar um estudo desse porte de forma correta é preciso um astrólogo profissional. Mesmo entre pessoas que têm seus signos solares teoricamente “incompatíveis” é possível verificar vários outros fatores que contrariam o que seriam tendências não muito bem-vindas. Por outro lado, nenhuma dupla de mapas pode apresentar compatibilidade entre todos os fatores. Até mesmo pessoas que nasceram em momentos muito próximos e que podem até guardar grande semelhança em se tratando de experiências de vida, podem ser altamente incompatíveis. Muito dependerá do amadurecimento das próprias emoções, das experiências de vida, do sentimento genuíno e do autoconhecimento. Nesse último caso a astrologia pode ajudar bastante.

O ser humano não pode ser resumido num único signo ou fator simbólico. Somos todos mesclas de diversos elementos psíquicos, culturais, tendo parte de nosso comportamento origem num processo histórico e outra num processo arquetípico, isto é, inconsciente. Como disse antes, “nosso signo”, na verdade é o chamado “signo solar”, o signo onde o Sol estava no momento de nosso nascimento. Ele não é o único fator a ser considerado numa análise astrológica. Podemos até dizer, reiterando que também se trata de uma forma genérica para exemplificar, que quando pessoas cujos mapas apresentam predominância em elementos (os 4 elementos) iguais, tende-se a uma certa identificação comportamental. Assim sendo, pessoas de signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) ou com muitos fatores do mapa nesses signos, têm certa afinidade com outras que tenham características semelhantes. Mesmo assim, outros fatores do mapa de uma pessoa combinados com os do mapa de outra podem modificar esta interpretação consideravelmente.

Signos incompatíveis seriam, também segundo uma visão muito simplista, aqueles que estão em oposição com seu signo solar ou em signos de mesmo ritmo. Áries, signo cardinal, é, portanto, incompatível com seu oposto, Libra e com Câncer e Capricórnio, signos de ritmo cardinal, como o Carneiro.

.

Os chamados “signos opostos” (teoricamente “incompatíveis”) são:

Áries – Libra
Touro – Escorpião
Gêmeos – Sagitário
Câncer – Capricórnio
Leão – Aquário
Virgem – Peixes

Signos de mesmo ritmo (teoricamente “incompatíveis”)
ficam distribuídos na seguinte ordem:

(signos cardinais) Áries-Câncer-Libra-Capricórnio
(signos fixos) Touro-Leão-Escorpião-Aquário
(signos mutáveis) Gêmeos-Virgem-Sagitário-Peixes

Signos de mesmo elemento
ou de mesma “triplicidade” (compatíveis, na teoria) são:

(signos do elemento Fogo) Áries-Leão-Sagitário
(signos do elemento Terra) Touro-Virgem-Capricórnio
(signos do elemento Ar) Gêmeos-Libra-Aquário
(signos do elemento Água) Câncer-Escorpião-Peixes

Signos de elementos diferentes,
mas compatíveis (na teoria) por polaridade
(Fogo-Ar ou Terra-Água) são:

Signos dos elementos Fogo e Ar teoricamente compatíveis:

– Áries-Gêmeos
– Áries-Aquário
– Leão-Gêmeos
– Leão-Libra
– Sagitário-Libra
– Sagitário-Aquário

Signos dos elementos Terra e Água teoricamente compatíveis:

– Touro-Câncer
– Touro-Peixes
– Virgem-Câncer
– Virgem-Escorpião
– Capricórnio-Escorpião
– Capricórnio-Peixes

Mas basta um breve olhar sobre o comportamento das pessoas para ver que essa classificação só é válida quando se está trabalhando no nível teórico e quando estamos pensando em termos de um mapa astrológico completamente calculado. Na prática, por exemplo, o que seria “compatível” para Capricórnio e Escorpião, pode ser uma relação em que o Escorpião (o Sol em Escorpião) se ressente pelo que pode entender, em sua concepção particular, como frieza e falta de paixão do sujeito com o Sol em Capricórnio. O aquariano pode irritar-se com o egotismo ariano e com a postura de seguidor de gurus, do sagitariano, logo ele, o Aquário, tão inclinado à contestação de regras e valores que não parecem condizentes com a realidade em que vive. Por isso é tão complicado e inútil dizer “qual o signo que combina com o seu”.

Assim, acabamos voltando à idéia inicial: no mapa astrológico de cada um, vamos encontrar todos os 12 signos, cada um associado a uma casa astrológica, sendo ocupado por um ou mais planetas, sendo que esses últimos, relacionam-se por ângulos entre si. Isso altera bastante a dinâmica interpretativa. Assim sendo, quando se trata de um ser humano, tanto os fatores conflitantes quanto os harmônicos estão dentro dele mesmo. Não raro projetamos nossos próprios conflitos em pessoas com quem nos relacionamos, julgando-as algo pior do que nós. Quer saber mesmo como a astrologia funciona, o que ela pode fazer para acrescentar algo significativo à sua vida? Quer conhecer melhor seus parceiros afetivos, seus sócios e o modo como poderão levar seus relacionamentos? Procure marcar uma consulta com um astrólogo profissional, faça um curso de astrologia ou ambas as coisas. Não tenha dúvida de que todo um universo de possibilidades se abrirá à sua frente.

Falando em curso, conheça os cursos online com Carlos Hollanda clicando aqui.

E também a Formação Completa em Astrologia da Cia. dos Astros clicando aqui.

Saudações!

Carlos Hollanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s