A Kabbalah, a Astrologia, a Magia e a Tradição – um curso em 10 aulas

A Kabbalah é a Tradição Espiritual do Ocidente ou, como afirmava Dion Fortune, a Yoga do Ocidente. Não é exclusivamente a partir do Oriente e das tradições indianas ou védicas que o processo de desenvolvimento e iluminação se dá. A Tradição Ocidental possui seu próprio sistema, que, entre outras razões, por ser normalmente tratado na base do Segredo em respeitáveis Organizações Iniciáticas, ficou por muito tempo restrito a poucos ou tido como algo inacessível. Há algumas décadas, porém, a Kabbalah (Cabala, Qabbalah) tem sido disseminada fora dos círculos judaicos (modelo Tradicional) e fora das Ordens de Mistérios (modelos Hermético e Teúrgico) por autores muito competentes e com resultados impressionantes.

Há muita literatura disponível, seja em livrarias, seja pela Internet, mas a prática com os sistemas acima descritos só é feita num sistema “de boca a ouvido”, como reza a Tradição Oral desde a Antiguidade. A Kabbalah, embora tenha um grande foco de desenvolvimento no medievo, tem sua estrutura formada nas mesmas bases e épocas em que as da Astrologia, entre povos semíticos, como Caldeus (conheceremos mais a respeito durante a aula 1, com referências bibliográficas como apoio). É, porém, a aplicação espiritual, teúrgica e mágica de todo o sistema simbólico ali desenvolvido. Os sistemas mágicos, os iniciáticos e suas Egrégoras são, por assim dizer, um grande manancial já pronto, cultivado e elaborado durante milênios, de forma que a harmonização com os mesmos potencializam e aceleram o processo de evolução que cada um vem a ter enquanto ser humano.
 *.*
Existem muitas linhas e sistemas de compreensão da Kabbalah, todas importantes e reveladoras, muito embora sempre haja algum praticante mais entusiasmado que assevere que apenas seu modelo é o válido. Até onde pudemos observar, todos o são e têm resultados visíveis em sua aplicação. Depende, talvez, da adaptação de cada um a um sistema específico, assim como há diferentes formas de Yoga e suas práticas. A raiz é sempre a mesma. Aqui, apesar de percorrermos alguns pontos de várias, nos concentraremos no modelo Hermético e na Kabbalah Prática. Kabbalah e Astrologia são as bases para a maior parte das expressões de Magia. Seu estudo e conhecimento potencializam as práticas mágicas, bem como seus exercícios propiciam um extraordinário desenvolvimento da Consciência e da Percepção, dos processos intuitivos, das capacidades de interpretação dos símbolos e da Visão Interior.
 *.*
Ao longo das 10 aulas do curso trataremos também de Astrologia, Alquimia, Tarot e elementos de Gematria, entre outros pontos de grande importância para a produção de Realidades. São vários professores, entre eles os já confirmados Pedro Ribeiro, Wagner de Menezes Vaz e Giancarlo Kind Schmidt. A coordenação é de Carlos Hollanda, autor, entre outros livros (veja-os aqui), de “Progressão Lunar e Kabbalah – a Evolução da Consciência Através do Ciclo da Lua” (ed. Elevação, 1999). Hollanda também dará várias aulas. Em cada encontro teremos a parte teórica e exercícios sobre a Árvore da Vida, as Sephirot, os Caminhos da Árvore, as Letras, os Planetas, os Arcanos, os Anjos/Gênios, processos de Meditação, Visualização e uso dos momentos certos para potencializar uma ação ou ultrapassar situações complicadas. Igualmente, aplicaremos métodos para aumentar a resiliência a ciclos planetários tensos, atenuando seus pontos danosos, e para usar, com força total, os ciclos favoráveis.
*.*
Adiantamos que entre os vários objetivos do curso está lançar as bases para, ao final da jornada, a elaboração de pantáculos e talismãs, de modo seguro, eficaz e muito poderoso. Indicaremos métodos meditativos e de criação mental, o uso do céu do momento como propulsão para atividades mágicas, análise de símbolos, incursões em diferentes linhas de pensamento e prática tradicional. Porém, há muito mais.
 *.*
VAGAS LIMITADAS. Preferência para aqueles que compareceram na Aula Inaugural, do dia 24/06/2017 que confirmarem as matrículas. Faltam poucas vagas. Entre em contato pelo e-mail carlos.hollanda@gmail.com para confirmar a sua
*.*
Eis o calendário das aulas e seus temas:
1- 15 de julho – Kabbalah 1 – Teoria, prática – técnicas fundamentais de meditação e visualização
2- 12 de Agosto – Kabbalah 2 – Continuação dos temas da aula 1 com novas atividades práticas.
3- 16 de Setembro – Alquimia e Psicologia –
4- 21 de Outubro – Anjos, suas narrativas, características e a Shemhamphorash
5- 25 de Novembro – Kabbalah e vivência dos caminhos e alfabeto com práticas mágicas (base na ShemHamphorash)
6- 16 de Dezembro – Astrologia Kabbalistica
7- 13 de Janeiro – Sigilum e Pantáculos, as origens e prática da Magia Talismânica
8- 24 de Fevereiro – Tarot e Magia – Crowley e outros.
9- 17 de Março – Invocações – Circulo Mágico
10- 14 de Abril – Astrologia Alquimia Kabbalah e Tarot – aula final, confraternização e início de um grupo de estudos avançado com os alunos deste curso.
 *.*
Veja, neste blog, a página da Agenda de Cursos Presenciais. Este curso está em julho.
Ou visite e curta a página do curso no Facebook
 *.*
LOCAL: Espaço Terapêutico Psi – rua Conde de Bonfim, 310, sala 1011 (anexo da Cobertura, que fica um andar acima). Em frente ao metrô Saens Peña, entre a Di Santinni e a Casa do Pão.
 *.*
OBS.: este curso é vivencial, não tem uma versão online por enquanto, devido às práticas realizadas em sala.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s