Configurações Tensas no Céu e Virtudes Fora do Lugar

cage_by_parablevUma parte considerável dos problemas que enfrentamos, senão a maior parte, deriva não de “defeitos” que nos seriam inerentes, mas sim de talentos e virtudes. Estas, na verdade, podem ser tão enfáticas e predominantes na personalidade que muitas vezes tomam o lugar de atitudes e comportamentos que se encaixariam melhor em dadas situações. Desse modo, tais talentos e virtudes se alastram e se espalham para circunstâncias onde eles são desnecessários ou até condenáveis. Assim são criados aquilo que, grosso modo, chamamos de defeitos, vícios e coisas do tipo (Jung chamaria de “sombra”). Pode ter faltado uma promoção de consciência naquele campo de experiências que produzimos ou procuramos. Sem dúvida que não há como promover essa percepção para tudo 24 horas por dia e todos os dias do ano. Em algum momento haverá uma “escorregada” e um potencial predominante irá se infiltrar pelas brechas do consciente.

 

light-shadow-jung-red-book-55Quantas vezes aquela pessoa generosa, que deseja o bem estar de toda a humanidade, que se esforça para levar a todos algo que a ela fez muito bem não acaba se tornando inflexível ao adotar apenas aquele método ou um pequeno conjunto de métodos ou conceitos, diante de formas diferenciadas que outras pessoas têm de encontrar o mesmo? Essa pessoa parte do princípio de que está ajudando, pretende se doar, dar o melhor de si, levando os demais a fazerem como ela mesma faz para atingir aquele resultado. E aí, sem perceber, passa a condenar os outros por não fazerem daquele modo. Aí, se ela também tiver uma tendência expansiva ou competitiva, irá desqualificar os outros modos de expressão, a fim de que os outros vejam como o dela pode ser melhor. Percebam que a coisa teve seu ponto de partida no desejo de trazer um ideal à vida cotidiana e favorecer a todos, mas como não houve uma percepção de limites ou uma flexibilização dessa mesma qualidade, começou-se a manifestar o outro lado da coisa. Ela, que prezava tanto pelo bem de todos, se vê relativamente isolada ou fechada numa espécie de “clube” entre aqueles que só conseguem pensar de modo muito semelhante (o que será bem perigoso, se esse “clube” tiver centenas, milhares ou milhões de adeptos) . Mesmo assim, atuando como uma figura cerceadora de comportamentos de um modo ou de outro, ao citar clichês e normas que não servem para 100% dos casos e contextos.

 

talkative-duct-tape-solutionQuantas vezes aquele sujeito com extraordinária articulação verbal, excelente argumentador, de raciocínio rápido e claro, não se coloca em situação de conflito e de rejeição social justamente por causa de sua habilidade? Podemos imaginar uma situação extrema, em que um mero debate de idéias que podem servir para “digestão” posterior se torna uma praça de guerra. Ou,ainda, numa situação potencialmente conflituosa, o sujeito resolve debater para provar-se certo a todo custo. Claro, ele tem os “melhores” argumentos, ele se vê imbatível diante das outras pessoas, que não têm sua clareza, mas o que faz, na verdade, é acirrar o conflito, podendo leva-lo às vias de fato, acreditando piamente que os “imbecis” do outro lado precisam se converter a seu raciocínio ou serem eliminados da existência. Se, junto com isso ainda possuir uma tendência a ser sincero em demasia, imagine se estiver em local de guerra, dialogando (ou monologando) com o oponente e lhe dizendo tudo o que acredita ser verdadeiro e benéfico para aquele com quem debate.

 

Quantas vezes aquela pessoa caridosa, piedosa, que está o tempo todo deixando de se expressar, que deixa de lado alguns de seus principais sonhos em prol da família, que sonha em viver em paz, que sempre dá a vez aos demais, não se queixa de que ninguém a leva a sério, que não tem espaço próprio dentro da própria casa, que as pessoas tomam decisões à sua revelia?

 

O lado “negativo”, me parece, no fim das contas, o “positivo” fora de seu lugar de melhor encaixe devido a uma impossibilidade anterior de promoção de consciência desse talento ou virtude. O padrão repetitivo de situações com as quais nos deparamos pode nos revelar bastante a respeito. Vale a pena prestar atenção a ele e começar uma espécie de “musculação mental/emocional” para aos poucos perceber os sintomas desse talento e quando ele irá transpor seus melhores campos de expressão. Para facilitar, eis um breve exemplo, bem resumido e parcial, claro, do que disse: tagarelas podem ser ótimos professores ou jornalistas. Agressivos podem ser lutadores ou pioneiros em grandes idéias e procedimentos. Melancólicos podem ter pensamento profundo e reflexivo, como os melhores filósofos. Frios e calculistas podem ser excelentes em situações de pânico alheio ou em zonas de conflito, em que as paixões estão por todo lado difíceis de controlar. Passionais são ótimos em shows de música, arte dramática, tango, na entrega de corpo e alma a um projeto. Para muita gente a solução desse descontrole do talento pode ser simplesmente “gastar” o talento, isto é, usá-lo intensamente nas situações desejáveis. Uma pessoa muito faladora, por exemplo, após um dia inteiro dando aulas pode querer apenas ouvir e observar. Torna-se mais reflexiva e tem chances maiores de aprender e reformular o pensamento. É uma possibilidade. Analogamente, alguém concentrado o dia inteiro numa tarefa que requer atenção e silêncio, pode querer bater um belo papo, contar piadas, comentar o noticiário e coisas do tipo, ao final do dia.

 

Enfim, vamos viver uma configuração celeste bem tensa (quadratura T de Júpiter-Urano-Plutão em signos cardinais) até maio de 2017. Vale a pena repensar nosso radicalismo e o modo como nossos talentos podem criar situações desastrosas, se excederem muito suas principais e mais adequadas áreas.

Anúncios

4 comentários em “Configurações Tensas no Céu e Virtudes Fora do Lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s