Spock, o mais ousado racional da Enterprise

Uma análise rapidinha sobre o Sr. Spock, digo, Leonard Nimoy. Ele tinha o Sol em Áries, nasceu em 26 de março de 1931.
astro_2atw_01_leonard_nimoy.46224.10199Seu principal personagem, Spock, é a cara de vários fatores bem enfáticos em seu mapa astrológico. O Ascendente e a Lua em Gêmeos, com Mercúrio conjunto a Urano em Áries, onde estava o Sol do ator confere o ar de racionalidade. No entanto, a quase impassividade do personagem corresponde mais ao Meio do Céu em Aquário. O modo como o ator ficou mais conhecido é representado pelo alienígena aparentemente frio, preocupado com o bem estar coletivo em detrimento de seu próprio, mas, ainda assim, disposto a grandes aventuras e desafios (Urano, dispositor do MC, em Áries). O pragmatismo do personagem também é co-criação do ator: o co-regente do MC é Saturno, que está domiciliado em Capricórnio. Spock é a representação de todas essas características impressas no personagem pela pessoa que o “encarnou”.

A dualidade entre racionalidade extrema e incitação emocional ao desafio fica por conta da curiosidade geminiana (“fascinating!”) e o impulso de seguir essa curiosidade mesmo diante de tremendos desafios (Áries). Aparentemente impassível, a impressionável sobrancelha corresponde à posição da Lua em Gêmeos, na virada da casa 1 para a 2. Ao contrário do que poderia parecer, o personagem se sensibilizava bastante com as situações vividas, não sendo movido pura e simplesmente por curiosidade, mas por um certo choque emocional que prontamente dissimulava e transformava em discurso de lógica.

mr-spockO desafio de Spock, junto com o Capitão Kirk (o típico estilo ariano, intuitivo e impulsivo de proceder – como uma contraparte de Spock, cujo ator era de fato ariano) e a tripulação da Enterprise, era chegar onde homem algum jamais esteve. Nada mais correlato a Urano do que uma nave espacial que chega aos confins do universo na companhia de amigos extremamente ousados e talentosos (Urano + Mercúrio + Sol em Áries na casa 11). A casa 11, dos grupos de afinidade, está em Peixes, tendo como regentes Júpiter (clássico) e Netuno (moderno). Netuno é posicionado na casa 4, representando a tendência ao “desenraizamento” e a jornadas, navegações, residências que navegam, que submergem ou que realizam travessias (como nas grandes navegações do século XVI, por exemplo). Júpiter está em Câncer, conjunto a Plutão. A tripulação da nave tornou-se família, ao menos para o personagem, e meio de sustento (casa 2), além de demonstrar o quanto Spock funcionava como referência filosófica e de modificação de sistemas de crença para seus companheiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s