Observatório Astrológico – A lesão de Neymar

ATENÇÃO: ver adendo ao final do artigo, em que há o mapa de Neymar com os dados completos (com horário) e com algumas breves considerações. Vale antecipar que o que se encontra no texto abaixo em nada é alterado.
******
Aprender e aprimorar conhecimentos em Astrologia implica observar e absorver aquilo que acontece ao redor ou diante das ocorrências sobre mapas individuais. Aquilo que não se previa e ainda assim acontece, serve de acréscimo aos conhecimentos. Astrologia é um saber cumulativo, necessita de dados que possam ser comparados e catalogados. Anotamos as correspondências dos símbolos com as situações concretas e observamos as possibilidades de repetição, seja ela literal, reproduzindo situações de maneira quase idêntica, seja figurada, com o mesmo sentido/significado podendo ser aplicado noutras situações.
Joelhada-Neymar

O momento em que Neymar recebe a joelhada do jogador Zuñiga, da Colômbia.

O caso da fratura da 3a. vértebra lombar de Neymar, extremamente triste, pelo que é possível analisar de imediato, confirma várias tendências observáveis em atendimentos, estudos de caso e em cursos, onde os fatores a serem indicados abaixo são demonstrados. Mais do que isso, fornece informações novas sobre situações possíveis diante de certas aspectações e configurações. Dessa forma, aprendemos um pouco mais e possibilitamos o aperfeiçoamento das leituras que puderem se basear no cruzamento de dados que passa a estar disponível.

Infelizmente, não se dispõe, por enquanto, dos dados completos do jogador, falta o horário de nascimento, algo fundamental para garantir a precisão. Ainda assim, é perfeitamente possível identificar alguns dos fatores que correspondem à situação que o jovem jogador vive neste momento e entender, mesmo após o acontecimento, o que está envolvido. Aqui disponho uma técnica de análise do mapa sem horário, que denomino “mapa solar”, com a colocação arbitrária do Sol no lugar de um Ascendente hipotético. Do grau em que se encontra esse “Sol/Ascendente”, partem casas de exatos 30 graus cada que derivam dali e caem no mesmo grau nos signos subsequentes. A idéia é usar as posições como referência, com um mapa calculado para o meio-dia, sem que o ascendente que ocorreria nesse horário seja usado de fato.
Mais adiante, seguirão alguns comentários sobre os elementos concernentes ao jogo em si, num mapa calculado para a cidade de Fortaleza-CE, onde o jogo ocorreu, tendo sido iniciado às 17h.
neymar-solar-transitoNeymar tem o Sol em Aquário, a Lua provavelmente em Peixes e um stellium em Capricórnio, contando com Vênus, Urano, Netuno e Marte, além do nodo norte. Plutão em trânsito em Capricórnio, está a 12 graus e 17 minutos, numa conjunção muito próxima com Vênus, a 13.51. No corpo humano, Capricórnio rege a pele, os ossos (como Saturno) e os joelhos. Vênus rege a região lombar, o aparelho reprodutor interno, os rins (como Libra) e, em outros pontos, a garganta (como Touro).
O stellium de Neymar vem sendo atingido pela quadratura T envolvendo Marte, Urano e Plutão, configuração esta que já se encontra em sua fase final devido à saída de Marte da aspectação em trânsito. Entretanto, a posição deste último forma uma quadratura com Netuno e Marte do mapa radical.
Saturno, planeta que para Neymar tem importância capital em seu mapa de nascimento (é o regente de seu stellium e também de seu Sol aquariano, pelo sistema clássico) em trânsito vem se aproximando do Plutão radical desse mapa, em Escorpião. Muitos não considerariam uma conjunção com uma órbita tão aberta (6 graus, em trânsito), mas a situação em que o jogador se encontra corresponde precisamente a tal conjunção: uma imposição de desapego quanto a uma situação que se julgava linear e estável. No caso, o que ele e todos nós julgávamos assim era sua continuidade na seleção brasileira até o final da Copa, pelo menos. É bastante frequente que condições de força maior se imponham na vida de quem passa por esse aspecto Saturno-Plutão. Hosni Mubarak, por exemplo, o ex-presidente do Egito, passava por uma quadratura Saturno-Plutão (2011-2012) durante seu declínio nas manifestações da Primavera Árabe. Em alguns casos, resistir é praticamente pedir para piorar a situação. Noutros, é simplesmente impossível prosseguir devido a uma impossibilidade física, seja uma montanha que se interponha no caminho, seja uma saúde debilitada.
Outro ponto importante a atentar é que o símbolo não precisa se restringir ao corpo do próprio indivíduo: o joelho, indicado pelas posições capricornianas ativadas pelos trânsitos, veio de outro jogador.
Some-se a isto, a quadratura partil (exata) de Saturno em trânsito com o Sol natal do jogador, ambos em 16 graus, respectivamente, em Escorpião e Aquário. A regência da coluna cabe a Leão, que também se associa ao coração (ambos “eixos” centrais do corpo), mas Saturno rege tudo aquilo que possa ser aprumado, verticalizado, sendo um co-regente da coluna. Quem duvida pode observar o quanto pessoas com Saturno forte no mapa costumam apresentar dores lombares e cervicais, como numa expressão somatizada de um Complexo de Atlas.
É preciso entender, aliás, que os fatos não necessariamente se repetem ipsis litteris para todas as pessoas. As condições existentes podem atingir semelhanças bastante razoáveis em diferentes mapas, mas o que ocorreu com Neymar (levar uma joelhada nas costas), pode ser, com os mesmos aspectos para outra pessoa, ter problemas renais, ser forçado a desistir de um grande projeto, ver uma estrutura que estava construindo ruir e coisas similares. Sendo assim, pode não ser igual do ponto de vista literal, mas no sentido simbólico é sempre equivalente.
O que se podia esperar de início, e que de fato veio ocorrendo desde o primeiro dia de jogo da seleção, era que Neymar fosse marcado com extrema intensidade e com potencial forte de sofrer faltas duras, que machucassem. Entre elas as que ocorreram no jogo contra Camarões. Entretanto, esta foi tão violenta que tirou o jogador da competição, levando-o ao hospital. Numa situação comum de consulta, o aconselhamento seria evitar até onde fosse possível, situações de risco físico, sobretudo aquilo que envolvesse aquelas partes do corpo ou uma aventura arriscada, por exemplo, em locais de grande altitude. E assim vamos aprendendo com as lições que os acontecimentos nos dão, diante das expectativas.
brasil-colombiaJá o mapa do início do jogo (ainda nesse ritmo de aprendizado com o acontecido) mostra o que Galvão Bueno, narrador da TV Globo, dizia ser “um juiz muito ruim!”, com o signo do juiz (aquele que precisa ser imparcial) sendo ocupado por um Marte em exílio (seu domicílio em Áries e Escorpião, seu exílio em Libra e Touro) e em quadratura com Urano (uma aspectação comum em descrições sobre “acidentes”). Libra, signo que rege a região lombar, que rege a justiça, a imparcialidade, a diplomacia, a mediação. A Lua transitando em Libra nesse jogo, em quadratura aplicativa com Plutão em Capricórnio, mostra um juiz fraco, temeroso, indeciso. Isso não significa que librianos sejam assim em essência, esta é a característica da configuração dentro daquele contexto. Marte, nesse jogo, rege o “dono da casa”, a casa 4, cuja cúspide está em Áries. Marte nessa condição e conjunto ao nodo norte, sugere o anfitrião elevado, mas em condição delicada, que domina e frutifica com seus esforços (nodo norte). Houve até um princípio de briga entre os jogadores, logo dissipado pelo correr do jogo. Marte ou Geburah, na Árvore da Vida, na Kabbalah tem, entre seus títulos “Julgamento”. Estando em exílio, reforça a dificuldade de julgamento do contexto, em que o Sol estava na casa 7, oposto a Plutão (aquele que julga se sentindo intimidado pela massa ou pelos que possam julgá-lo). Júpiter na 7 é indulgência dentro desse campo das mediações. Se observarmos atentamente, Júpiter a 27 de Câncer está relativamente distante da órbita de uma quadratura com Marte a 19 graus de Libra. Entretanto, venho observando que em configurações celestes que envolvem planetas lentos, posições relativamente distantes podem caracterizar um aspecto que viria aos poucos se fortalecendo. Neste caso, Marte aplicaria a quadratura a Júpiter na casa da mediação. Isso significa indulgência excessiva onde deve haver rigor e severidade. A Lua desse mapa rege a casa 7, que também é a casa do adversário. Sendo o anfitrião o Brasil, o adversário é sempre quem joga com a seleção brasileira. A condição do regente desse adversário não era das melhores.
Por fim, Plutão na 1 representa a possibilidade de “perder para poder ganhar”. Vamos torcer para que a perda desse craque brasileiro por toda a competição sirva de estímulo. Afinal, o futebol, apesar de ser uma caixinha de surpresas, é também algo com a cara de Escorpião-Plutão e Peixes-Netuno. Escorpião pelo linguajar um tanto sexual das narrações (“enfiada”, “pimba na gorduchinha” etc.) e pelo clima de Paraíso seguido de inferno (Plutão é ambos) e vice-versa nas vitórias e derrotas do clube passionalmente seguido por seus torcedores. Paixão violenta, diga-se de passagem, com possessividade, guerras de torcida, ciúmes, revanches, rememorações de jogos passados, rivalidades históricas e tudo o mais. Além disso, ora bolas, é um esporte em que a bola é no pé: pé é coisa de Peixes. Bola no pé e fé (não raro fé sem raciocínio): os jogadores e as torcidas recorrem a mandingas, orações, julgam-se privilegiados por Deus em detrimento dos demais que também fazem as mesmas orações e mandingas, têm superstições e coisas do tipo de Felipão, que costuma usar um casaco em jogos em que a temperatura passa dos 25 graus. Vai que…
Carlos Hollanda – sexta-feira, 04 de julho de 2014
P.S.: recebi os dados completos no dia seguinte à escrita do texto acima. Agradecimentos ao Adolfo Gerez, astrólogo de Buenos Aires, e a Nando Guimarães, atual vice-presidente do SINARJ. Sendo assim, eis algumas considerações:
neymar-transitosO trânsito mapa de Neymar apresenta Saturno pela casa 12, naquela conjunção supramencionada com Plutão. A casa 12 é, entre outros assuntos, a casa dos hospitais e hospitalizações. Distantes, porém atuantes, Netuno e Kiron se revezam atingindo, por oposição, Júpiter, que é o dispositor do Ascendente em Sagitário, do jogador. Apesar, como vinha dizendo acima, da distância das órbitas desses fatores para a oposição exata, ainda assim se verifica a caracterização do aspecto. Kiron faz aspectos significativos na esmagadora maioria dos mapas em que ocorrem acidentes ou injúrias físicas. Kiron também está em fase de retrogradação, o que só mantém uma tendência que já vinha preocupando desde fevereiro de 2013, com uma quadratura com o Ascendente e a referida oposição com Júpiter. A tendência só se desfaz completamente em janeiro de 2015.
neymar-retornosolar Se considerarmos um retorno solar para Neymar, em qualquer localidade do planeta, ele continuará tendo a Lua desse mapa em Áries, em quadratura com Plutão e Vênus em Capricórnio, assim como em oposição com Marte em Libra. Aqui temos um exemplo de seu retorno solar se tiver ocorrido em Barcelona. Os significados permanecem os mesmos e ainda se acentuam as tendências mencionadas no artigo.
neymar-eclipsePor fim, uma consideração sobre o último eclipse solar, ocorrido em 29 de abril de 2014, revela que o mesmo ocorre dentro da sexta casa de Neymar (saúde, cotidiano profissional), em quadratura com seu Saturno de nascimento e com Mercúrio/Sol. A tendência a problemas com as questões indicadas ao longo do artigo se acentuam bastante devido à concomitância do eclipse e da Grande Quadratura em signos cardinais que atinge em cheio todos os fatores que o jogador possui em Capricórnio. Tudo se reiterando mutuamente, como foi visto.
Carlos Hollanda – 05/07/2014
Anúncios

2 comentários em “Observatório Astrológico – A lesão de Neymar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s