Júpiter e Mercúrio – Mente Superior e Mente Inferior

painting-webNão há tanto mistério assim nas denominações de Mente Superior e Mente Inferior, respectivamente para Júpiter e Mercúrio. O diálogo entre esses dois aspectos da mente e da percepção se dá mediante uma troca saudável entre as leituras objetivas e os elementos sincrônicos e significativos ao redor. Estes últimos só requerem uma percepção das “coincidências” que surgem enquanto você estabelece uma linha de raciocínio e um relaxamento da lógica linear. O exercício que vai aos poucos proporcionando essa percepção dupla entre consciente e inconsciente, entre o mundo comum e o mundo “dos deuses”, é o de manter a simultânea atenção aos assuntos discutidos no momento ou às condições locais e as sincronicidades de indicadores aparentemente improváveis. Em palavras mais palatáveis, eis um exemplo: enquanto estiver tentando entender um problema ou uma questão, se estiver caminhando na rua conversando com um amigo, observe o que está se passando ao redor. Quanto mais “conectado” você estiver, mais conseguirá perceber “mensagens” nas entrelinhas (às vezes explicitamente!) do que o circunda. Um anúncio no ônibus que passa contém uma certa frase relacionada ao seu processo do momento, um pássaro de determinada espécie que pousa a poucos metros quando você tem a necessidade de um “sinal”, um inseto insistente ou uma borboleta que lhe surge quebrando a linearidade de expectativas, até a topada dolorida numa tampa de bueiro com dizeres estranhamente afinados com o encadeamento de pensamentos e realidades experimentadas naquele momento de conexão.

 

Esta conexão só ocorre na articulaçãoentre as duas mentes. Um excesso de atenção à Mente Superior (Júpiter) sem a regulagem da Inferior confunde, exagera, distorce e torna ridículas as percepções e dizeres que partem delas. Por outro lado o excesso para a Mente Inferior (Mercúrio) ridiculariza tudo, tenta explicar tudo, faz piada do sentido potencialmente mais profundo e “desliga” a conexão com facilidade. É a situação em que, após alguém demonstrar o que exemplifico agora, outro, mais mercurial, usa os mesmos recursos, mas sem a articulação das duas mentes, para induzir todos a enxergarem a visão inicial como credulidade e falta de critério. Normalmente o faz na forma de galhofa e ironia e geralmente o ato parte de informações bastante parciais a respeito dos assuntos elencados na percepção inicial. A mente puramente mercurial, apta a lidar com o mundano, o prático, o técnico e o lógico como nenhuma outra, é extremamente inábil para suplantar esse nível da racionalidade. Para quem está inspirado pela mente jupiteriana (e isso em momento algum significa que alguém que tem Júpiter forte no mapa seria melhor do que os mercuriais nem vice-versa) deixar de tropeçar num buraco porque um gato passou correndo à frente pode ser um sinal de proteção ou um aviso de que alguma potência está em ação além de seu controle normal. Para a mercurial, isso seria ou uma coincidência desprezível, nada com o que perder tempo, ou motivo para dizer ao “crédulo” à sua frente: “você, que acredita nessas bobagens, logo verá que uma ‘gata’ furiosa vai cruzar seu caminho, hein!”. Não seria uma surpresa se uma mulher bonita, indignada, passasse, algumas quadras à frente ou alguns dias depois, vestindo uma calça de oncinha, e apontasse o dedo ao mercurial reclamando que ele derrubou sem perceber um copo de bebida em sua roupa nova…

 

A imagem que acompanha este post é criação do mesmo autor deste texto.

“Que se faça a luz” – aquarela, gouache e nanquim sobre canson. By Carlos Hollanda

 

http://www.projetoluminar.wordpress.com

Anúncios

4 comentários em “Júpiter e Mercúrio – Mente Superior e Mente Inferior

  1. Saudações!
    Adorei seu texto e pintura, e me identifiquei em TODOS os aspectos. Eu, geminiana com ascendente em sagitário, estou sentindo os sintomas de uma mente excessivamente mercuriana…
    Seu texto é com certeza a maior luz que o universo me deu hoje!
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s