Trânsitos de Urano e outros – a tragédia de Congonhas

Após o terrível acidente de ontem, enquanto assistia as reportagens, produzi, muito entristecido, o texto abaixo. O material com as imagens dos mapas e o texto integral estão no arquivo word anexado.

 

Tragédia em Congonhas

por Carlos Hollanda

 

Quando o Ascendente transitava pelo aéreo e tecnológico signo de Aquário, nas coordenadas de São Paulo, uma netuniana pista de pouso, isto é, molhada, escorregadia, em circunstâncias que iludem a percepção ou confundem os procedimentos, se fazia notar. Ocorre, então, a tragédia que parece ser a maior da história da aviação brasileira, numa extremamente triste perda de muitas vidas humanas. No outro lado do horizonte, Saturno mantinha uma oposição com Netuno. Do astrologuês para o português: Netuno e Saturno tensionados como estavam representam situações de estabilidade precária, de impossibilidade de confiar nas estruturas disponíveis, sobretudo estruturas de segurança. Saturno-Netuno sob tensão podem ser associados a ruínas, literalmente falando. O prédio da TAM, atingido pelo avião, já com as rachaduras causadas pelo calor do incêndio, tende a ruir. Veremos, a seguir, como o momento do acidente, ocorrido, segundo a rede Record de televisão, às 18:45, se relaciona com o mapa da cidade de São Paulo e o que o mapa calculado para esse momento revela sobre o terrível acidente. Veremos também de que modo esse acidente tão pavoroso está vinculado ao último eclipse solar, ocorrido em 18/19 de março de 2007.

Mapa do acidente – 17 de julho de 2007 – 18:45 – São Paulo

 

Sobre o mapa do momento:

 

Ascendente em Aquário – relacionado com aviões; Urano formando quadratura com Plutão, sendo Urano o regente do Ascendente do momento. Plutão encontra-se em Sagitário, signo relacionado, entre outras coisas, a grandes avenidas, rodovias, estradas, aeroportos e meios de transporte de massa. O aspecto aqui apontado encaixa-se na drástica situação, especialmente porque existem outros fatores que reiteram as tensões configuradas e que comentaremos a seguir.

 

Netuno na casa 1 em oposição com Saturno – possibilidade de o prédio ruir, pista molhada e escorregadia, não confiável. Confusão, caos e dificuldade de discernimento. Sistema de segurança não confiável.

 

Marte em quadratura com Netuno – combustíveis no prédio, explosões. Marte na casa 4 do acidente relaciona-se com o fato de que a tragédia envolveu uma base de operações da própria empresa dona do avião acidentado.

 

Lua em quadratura com Júpiter – tensão nos transportes de longa distância, meios de transporte, carga, grandes avenidas e estradas. O período em que as quadraturas de Lua se formam é efêmero, mas suficiente para reiterar outras configurações tensas que atuam em conjunto no mapa.

 

Lua em Virgem enquanto Urano encontra-se em Peixes, signo oposto a Virgem. Considerando a velocidade da Lua em seu trânsito diário, podemos entender que forma-se ali uma oposição. O aspecto tenso e vinculado ao acontecido, apesar da distância em graus para a formação de uma órbita de oposição entre os dois fatores, já estaria em atividade. A mesma Lua ativava, através de uma quadratura T, o aspecto de quadratura que já dura algum tempo entre Júpiter e Urano, aspecto este cuja relação com a continuidade da crise nos aeroportos é inegável. A Lua naquele momento entrava em conjunção com a estrela Thuban, a alfa da constelação de nada menos que o Dragão. A estrela possui natureza Saturno-Marte, coisa que, trocando em miúdos, simboliza algo mais ou menos semelhante a uma conjunção entre esses dois planetas. Sabe-se há muito que Saturno e Marte em contato formam configurações bastante tensas e perigosas, especialmente se, por exemplo, em Astrologia Horária as questões relacionam-se com ações de risco. A conjunção Saturno-Marte, ou melhor, a natureza daquela estrela, que não por acaso está na constelação de um animal mitológico de características extremamente perigosas e ígneas, também está associada a conflitos, enfrentamento de barreiras e bloqueios (Saturno) com fogo e impactos (Marte). Associa-se também a impedimentos nas ações mais individualistas e ao movimento adiante, qualquer que seja, de quem quer que seja, quando há interesse em alguma coisa que se posiciona entre o obstáculo e aquele que almeja o prêmio. Estamos falando do dragão que nas narrativas costuma guardar tesouros e se interpõe no caminho dos heróis tanto como prova quanto como lembrete das limitações e virtudes humanas. O acidente, afinal, ocorreu sobre uma base de operações que mantinha combustível, documentos, outros valores e, o mais triste de tudo, pessoas (os recursos humanos, os maiores valores de uma empresa).

 

No mapa astrológico de São Paulo, considerando o Ascendente a 23 graus de Áries, Marte transita pela casa 1, formando quadratura com Sol, Mercúrio e Marte radicais. Netuno, Marte e Saturno em trânsito formam uma quadratura T que ocorre sobre o Marte radical do mapa da cidade além de permanecerem ativando a conjunção acima mencionada.

Mapa astrológico de São Paulo (círculo central) e mapa do acidente (círculo externo)

 

Marte em trânsito passa pela casa 1 de São Paulo em conjunção com Netuno. Essas configurações favorecem sobremaneira o a tendência a problemas com instalações de combustíveis, gases e produtos químicos inflamáveis diversos. Se há risco, ele aumenta consideravelmente em fases assim. A quadratura de Urano com Plutão em trânsito ocorre no mapa da cidade nas casas 9 e 12, sendo a primeira significadora de aeroportos, entre outros fatores ligados às viagens de longa distância, e a segunda significadora de hospitais que, por sua vez, entraram em estado de prontidão em face ao súbito ocorrido (Urano). O efeito uraniano nas instituições ligadas à casa 12 na cidade de São Paulo, especialmente aquelas dedicadas às internações sofrem as descontinuidades relacionadas ao planeta quando neste setor numa instituição coletiva.

 

O mapa do eclipse de março de 2007 quando comparado com o mapa do acidente é bastante significativo. Marte em trânsito encontra-se em quadratura exata com o Marte radical. Igualmente faz quadratura com Netuno. O Ascendente do eclipse para a cidade de São Paulo ocorreu em fins de Sagitário, o que reforça todas as questões relacionadas aos transportes de massa naquela localidade.

 

 

A Lua do mapa do acidente estando em Virgem opõe-se, por signo, a vários fatores do mapa do eclipse, ativando também a tensão existente entre Urano em Peixes e Júpiter em Sagitário que já foi mencionada anteriormente. O eixo nodal também participa das configurações tensas, estando em Virgem, com a Lua atingindo o nodo sul. Nas considerações a respeito dos nodos lunares tem-se o nodo norte com características jupiterianas e o sul com características saturninas. A ativação tensa do eixo nodal, sobretudo no que tange ao nodo sul costuma ter efeitos complicados, ligados aos fatores do passado (podem ser tanto de passado recente – ontem, uma semana – quanto de anos atrás) que de alguma forma ficaram pendentes. Essas questões pendentes vêm à tona obedecendo as configurações do mapa em que se encontram. No caso, podem ser problemas derivados de ações (obras, ações políticas) ocorridas na localidade, mas cujos objetivos ou necessidades não tiveram uma completação, talvez necessitando de uma espécie de revisão. Quanto maior a negligência a respeito do ou dos assuntos ligados à configuração, maiores os problemas enfrentados.

 

Infelizmente tivemos este momento tão pesaroso e com tantas pessoas. A derrapagem que se cogita ter sido uma das causas prováveis do acidente suscita uma imagem igualmente violenta, como se o avião, com seus trens de pouso abaixados tal qual pernas de uma ave que pousa, as tem decepadas e, num esforço supremo para não causar mais danos nem a si nem ao que está por perto, torna a tentar alçar vôo, mas sem sucesso, dado caráter repentino da experiência.

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