DO EGITO A SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

De olho nas previsões

DO EGITO A SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

 

Realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2010, o último evento “Presságios”, com previsões mundiais para o ano de 2011, teve entre as questões abordadas a forte possibilidade de continuar a ocorrer e a recrudescer uma série de levantes populares diante de poderes estabelecidos e desigualdades. Foi o que indiquei em minha apresentação, entre outros assuntos. Naquele caso referia-me à atual transição de Netuno, que se encontra em Aquário, para Peixes, signo em que ingressará em 4 de abril de 2011. Esses últimos graus do signo de Aquário vêm coincidindo, durante a passagem de Netuno, com vários levantes populares ou revoltas generalizadas contra poderes estabelecidos, medidas autoritárias e também contra o descompromisso com os clamores de distribuição de benefícios para uma parcela maior de uma dada população. Foi, por exemplo, o que ocorreu nos dois ciclos anteriores, isto é, nas duas últimas viradas de Netuno de Aquário para Peixes em seu ciclo de aproximadamente 164 anos.

 

 

Uma dessas viradas coincidiu com as revoluções liberais na Europa de meados do século XIX. Recordo-me, ainda, de ter mencionado, na palestra do “Presságios”, as “barricadas em Paris, em 1848” e os demais levantes que caracterizaram o período. Ali a condição de Netuno era praticamente a mesma da atualidade. No outro caso, olhando para a História do Brasil e, ainda que promovida por senhores de engenho e comerciantes, a Revolta dos Beckman, ocorre no Maranhão, em 1684. Mesma posição para o planeta: a passagem Aquário-Peixes. A revolta ocorre diante das medidas da Coroa Portuguesa com a criação da Companhia do Comércio do Maranhão (1682). A Companhia passaria a deter o monopólio de todo o comércio do Maranhão durante vinte anos, prejudicando comerciantes, proprietários rurais e outras camadas da população cujo descontentamento eclodiu na revolta em fevereiro de 1684.

 

Atualmente nossas atenções se voltam para vários pontos ressaltados nos noticiários internacionais e nacionais, com a enorme massa humana em protestos no Egito, dos quais até o momento são relatados cerca de 300 mortos e mais de 3 mil feridos em revolta contra o regime de Hosni Mubarak, há aproximadamente 30 anos no poder com os “requintes” de um sistema opressivo e ditatorial, incluindo tortura. Os protestos se estendem a outros países árabes e muçulmanos, em apoio à população egípcia. Conforme o site Paraná online (entre outras matérias jornalísticas), o líder da Irmandade Muçulmana, Hammam Saeed, que faz oposição ao governo da Jordânia, alertou hoje que os protestos vão se espalhar pelo Oriente Médio e pelo mundo árabe e destituirão seus “líderes tiranos aliados dos Estados Unidos”.

 

 

Aqui no Brasil, a pequena cidade de Santo Antônio do Descoberto, no Estado de Goiás, próxima ao Distrito Federal, virou notícia do programa “Fantástico”, quando o padre Marcelo José Vieira Júnior surge como uma espécie de heróico protetor do povo em revolta contra as péssimas condições em que se encontram os serviços mais essenciais da cidade, a apenas 40 Km de Brasília. Diante do levante popular, a polícia havia sido acionada e atuou com tiros, bombas, socos e pontapés. O padre abrigou a população dentro de uma igreja cujas grossas paredes já chegaram a servir de defesa contra ataques indígenas no século XVIII. Sua atitude, aliás, remonta à de muitos clérigos medievais diante das ameaças de bárbaros e cavaleiros contra populações de vilarejos próximos a catedrais.

 

Essas revoltas e alterações nas estruturas de poder já vêm sendo anunciadas no meio astrológico há alguns anos, especialmente desde o ingresso de Plutão em Capricórnio. Como nunca um único fator pode ser atribuído ao desencadear de movimentos de tal intensidade, valerá a pena continuar observando essa passagem concomitante de Netuno para Peixes e a entrada de Urano em Áries nos próximos meses. Esses por certo são indicadores de intensificação nesse processo em diferentes cantos do mundo.

 

Carlos Hollanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s