Dados sobre a entrada de Regulus em Virgo e outras estrelas

Um daqueles detalhes virginianos, que se deixamos passar causa confusão: a estrela Regulus, vista daqui da Terra, em seu movimento de precessão dos equinócios, entrou em Virgem, em nosso zodíaco tropical, em 28/11/2011 (corrijam-me se errei na data). Há quem diga que indicar uma data para a entrada de uma estrela num signo zodiacal é impossível, devido ao fato de que as constelações têm extensões diversas e nem sempre seus limites são demarcados. Quanto a isso concordo totalmente. Entretanto, se por um lado os limites das constelações são controversos, uma estrela está naquele lugar “ali” e ponto final, isto é, não é controversa sua posição no céu, apenas o tamanho e as extremidades de sua constelação é que são complicados de definir. Sendo assim, notemos que a última das estrelas “Reais” da Pérsia a passar de um signo fixo (no zodíaco trópico) para um signo mutável (também trópico) foi Regulus. As demais o fizeram em:

– Aldebaran, na constelação do Touro (sideral), passou para o signo de Gêmeos (trópico) em 22/09/1298;

– Antares, na constelação de Escorpião (sideral), passou para Sagitário (trópico) em 30/12/1299;

– Fomalhaut, na constelação do Piscis Austrinus (na longitude da de Aquário sideral), passou para Peixes (trópico) em 31/03/1726;

– Regulus, passou para Virgem na data supracitada.

Em todos aqueles casos, tivemos processos relativamente curtos (um século aprox.) de modificação de paradigmas, cada qual dentro de seu contexto histórico. Seriam “fins” e “reinícios” de mundo, isto é, algo que conteve em si Processos civilizadores/difusores de culturas dominantes + declínio de culturas anteriores.

Podemos elencar alguns dessas mudanças paradigmáticas de fins e recomeços em épocas bem anteriores, de acordo com o movimento precessional, a seguir:

Aprox. 800 a 700 a.C. – Aldebaran ingressando em Touro e Antares em Escorpião:
Segunda diáspora grega (colonização mediterrânea); origem do dinheiro (moedas); Lenda da fundação de Roma (753 a.C.)

Aprox. 300 a 250 a.C. – Fomalhaut ingressando em Aquário (aprox. 350 a.C.)
Apogeu da cultura grega (Período Clássico – Sócrates, Platão, Aristóteles); Declínio grego e ascensão macedônica (início do Helenismo);

Aprox. 100 a 1 a.C. – Regulus ingressando em Leão. (aprox. 140 a.C.)
Grande expansão de Roma; conquista da Macedônia; rebeliões de escravos (ver Espártaco)

E depois, nos períodos citados inicialmente, na transição que trouxera o humanismo, a ruptura com as tradições arcaicas:

Ingresso: Aldebaran – Gêmeos – 22/09/1298; Antares – Sagitário – 30/12/1299
Crise do século XIV (segunda metade); peste negra – morte coletiva e desordenamento do processo produtivo (agrícola); Início do declínio da ordem feudal; burguesia, instrumentos de navegação. Posteriormente ocorre a Reforma Protestante e a Renascença

Ingresso: Fomalhaut – Peixes – 31/03/1726
Um novo humanismo marcado pelo cartesianismo e pelo newtonianismo; o Iluminismo; o processo entre a Revolução inglesa (antes do ingresso, ainda no séc. XVII – propiciada pela Rev. Industrial) e as Revoluções   Americana e Francesa. A predominância do racionalismo e a grande crise das explicações metafísicas do mundo, mas a ruptura com os dogmas religiosos pela gradativa valorização do pensamento científico.

Observem os assuntos aos quais as constelações às quais aquelas estrelas pertencem (Touro, Leão, Escorpião e Aquário – no peixe austral) e os signos nos quais elas ingressaram…

Com Regulus em Virgo, eis algumas especulações:

A grande preocupação da era “Steve Jobs” era “como otimizar o entretenimento e disseminá-lo”; 

A figura do niilismo do “não querer fazer, apenas ser e tornar-se ícone”. 

Aqui a preocupação é como otimizar e sacralizar a eficiência, o que faz com que as coisas sejam úteis e não causem danos. A preocupação com a limpeza, a energia limpa, o horror à sujeira e uma atenção maior aos maus tratos com animais

Subalternos e terceiro mundo em ascensão.

Abraços,
Carlos Hollanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s